DESCRIÇÃO:
Bardana (Arctium lappa L.) - A Bardana (Arctium lappa) originária da Europa, é uma planta conhecida mundialmente especialmente no Japão, China e Taiwan, também conhecida como Burdock onde é consumida in natura. No Brasil é cultivada em todo o território, e se propaga espontaneamente em pomares e terrenos baldios, sendo muitas das vezes considerada uma erva daninha, portanto pode ser considerada uma PANC (Planta Alimentícia não convencional).
No consumo popular é usada no tratamento de erupções cutâneas, reumatismo, cistite, gota, anorexia nervosa, como calmante, estimulante do couro cabeludo, purificante, eczema e psoríase e outras desordens inflamatória. Estudos recentes mostram que o uso dessa PANC pode ser útil na prevenção da Síndrome Metabólica, apresentando efeitos benéficos sobre o perfil lipídico, glicídico e ação anti-inflamatória.
A Bardana é rica em Inulina cerca de 40% a 50%, fitoesteróis, taninos e lignanas com efeitos antioxidantes que estão presentes principalmente em suas raízes Sendo assim, é uma planta com grande potencial para auxiliar na prevenção das Doenças Crônicas não transmissíveis como a Dislipidemia, Diabetes e Síndrome Metabólica.
Como uso externo, a principal indicação terapêutica da bardana é em doenças crônicas da pele. Sua ação sobre as afecções da pele pode ser explicada pela presença de um principio ativo antibiótico eficiente sobre bactérias Gram positivas como estafilococos e estreptococos, sendo muito ativo em afecções do tipo furunculose e acne; permitindo a cicatrização de muitas feridas e ulcerações.
INDICAÇÃO:
Abrange uma série de funções: Antidispéptico, diurético e anti-inflamatório, furunculoses, abcessos, dermatoses purulentas, acne, eczemas, gota, reumatismo, amigdalite, dor de garganta, artrite, erupções cutâneas, e vários problemas de pele, sudorífico, purificador do sangue e auxiliar no tratamento de diabetes.
COMPOSIÇÃO:
Bardana 500mg
Excipiente qsp 1 cápsula
MODO DE USO:
Ingerir 1 a 2 doses 1 a 3 vezes ao dia.
PRECAUÇÃO:
Pode causar irritação dérmica e ocular. Seu uso não é recomendado para produtos infantis. Doses excessivas podem interferir na terapia com hipoglicemiantes.
CONTRA-INDICAÇÃO:
Deve ser evitado o uso durante a gravidez e lactação.
VALIDADE:
6 meses.
VENDA SOB PRESCRIÇÃO DE PROFISSIONAL HABILITADO, PODENDO SER NOSSA FARMACÊUTICA, RESOLUÇÃO 586/2013 - CONSELHO DE FARMÁCIA
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
TESKE, M.; TRENTINI, A. M.M. Herbarium - Compêndio de Fitoterapia. 3 edição. Curitiba: Paraná, 1997.
BRASIL. AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Formulário de Fitoterápicos da Farmacopéia Brasileira / Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Brasília: Anvisa, 2011. 126p.
DE ALMEIDA, A. B. A. et al. Anti-inflammatory intestinal activity of Arctium lappa L. (Asteraceae) in TNBS colitis model. Journal of ethnopharmacology, v. 146, n. 1, p. 300-310, 2013
http://conic-semesp.org.br/anais/files/2018/trabalho-1000002200.pdf