DESCRIÇÃO:
Colágeno tipo II é a principal proteína estrutural na cartilagem, responsável pela sua resistência, tração e fi rmeza. Derivado de cartilagem de frango, consiste em colágeno tipo II não desnaturado, que age juntamente com o sistema imunológico para manter as articulações saudáveis, promovendo sua mobilidade e flexibilidade, e prevenindo e reduzindo casos de inflamações e lesões.
As articulações são as conexões existentes entre os ossos, que permitem a mobilidade e flexibilidade dos movimentos, ou seja, quadril, joelho, ombro, cotovelo, tornozelo, dedos, punho, entre outras. Elas são compostas de cartilagem, ligamentos, tendões, bursas (sacos de líquido que ajudam a amortecer ossos e músculos) e também pela membrana sinovial (camada que secreta o líquido
sinovial para lubrifi car a articulação).
Qualquer uma dessas estruturas pode ficar irritada ou inflamada, em resposta a uma variedade de doenças, distúrbios ou movimento muscular. E isso pode causar as dores articulares, definidas por sintomas como: sensação de desconforto, inflamação, rigidez ou incômodo, que dependendo da gravidade pode limitar as atividades do dia a dia. A dor pode ser súbita ou crônica. Esta última decorre de doenças como a osteoartrite (OA) caracterizada pela degeneração da articulação como um todo, com alterações na cartilagem, sinóvia, tendões, osso, além de atividade inflamatória aumentada.
COLAGENO TIPO II NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS ARTICULARES:
A suplementação diária de colágeno tipo II é indicada para prevenir as doenças articulares em atletas, obesos e pessoas que tenham histórico familiar de algum problema nas articulações. Segundo estudo da Journal of the International Society of Sports Nutrition, de 2013, que avaliou a efi cácia e a tolerabilidade do ativo em indivíduos saudáveis, o colágeno tipo II demonstrou melhora na extensão
articular do joelho, prolongou o período livre de dor nas articulações e aliviou o desconforto que surge ocasionalmente em atividades físicas.
O colágeno é uma proteína fibrosa presente na pele, tendões, ossos, dentes, vasos sanguíneos, intestinos e cartilagens, correspondendo a 30% da proteína total e a 6% em peso do corpo humano. Também é encontrado em diversos tecidos de animais. o colágeno do tipo II, não-desnaturado, derivado da cartilagem de frango.
O colágeno tipo II age juntamente com o sistema imunológico para tratamento das articulações. Atua na desaceleração da destruição articular e diminui a infl amação, aumentando a adesão do paciente ao tratamento pela pequena dosagem, melhora a mobilidade e a fl exibilidade das articulações.
O colágeno tipo II é capaz de dessensibilizar o sistema imunológico. Desta forma previne o “ataque” auto-imune às nossas cartilagens. Por consequência há um bloqueio da infl amação, sem a qual o paciente não apresenta mais o quadro de dor. Quando o organismo não ataca mais exacerbadamente as cartilagens, é reestabelecida a homeostase entre quebra e síntese do colágeno tipo II, devolvendo a mobilidade e o conforto ao paciente, promovendo melhora da qualidade de vida.
COLÁGENO TIPO II NO ENVELHECIMENTO
À medida que envelhecemos, nosso organismo diminui a produção de colágeno. Estudos estimam que, a partir dos 30 anos de idade, ocorre uma redução de 1% na produção anual dessa proteína. Para mulheres que passaram pela menopausa, essa taxa pode atingir valores de até 2%.
O colágeno tipo II é essencial no tratamento de doenças que atingem as articulações, e é de fundamental importância cuidar e fazer visitas periódicas a um profi ssional especializado e certifi cado. Um diagnóstico precoce pode ser fundamental no tratamento e prevenção de certas doenças.
Tão importante quanto adotar a suplementação de colágeno à dieta após uma certa idade, o consumo de antioxidantes é fundamental para garantir sua fi xação, otimizar seu desempenho, e evitar o desgaste de células e articulações..
INDICAÇÃO:
O colágeno tipo II é indicado para humanos e animais nos casos abaixo, acompanhados de dor e infl amação articular:
• Artrose e Osteoartrose;
• Artrite e Osteoartrite;
• Artrite reumatoide;
• Poliartrite reumatóide juvenile;
• Lesão articular;
• Lesão da cartilagem.
COMPOSIÇÃO:
Colágeno tipo II 40mg
Excipiente qsp 1 cápsula
MODO DE USO:
Tomar 1 cápsula dia.
VALIDADE:
6 meses.
BIBLIOGRAFIA:
Crowley DC, Lau FC, Sharma P, et al. Safety and e cacy of undenatured type II collagen in the treatment of osteoarthritis of the knee: a clinical trial. Int J Med Sci. 2009;6:312-321.
Gupta RC, Barnes M, Minniear J, et al. Pain reduction measured by ground force plate in arthritic dogs treated with type-II collagen. Presented at: Society of Toxicology 48th Annual Meeting; March 2009.
D’Altilio M, Peal A, Alvey M, et al. Therapeutic e cacy and safety of undenatured type II collagen singly or in combination with glucosamine and chondroitin in arthritic dogs. Toxicol Mech Methods. 2007;17:189-196
Nagler-Anderson C, Bober LA, Robinson ME, Siskind GW, Thorbecke GJ. Suppression of type II collagen-induced arthritis by intragastric administration of soluble type II collagen. Proc Natl Acad Sci USA. 1986;83:7443-7446.
Marone PA, Lau FC, Gupta RC, Bagchi M, Bagchi D. Safety and toxicological evaluations of undenatured type II collagen. Toxicol Mech Meth. 2010. Epub ahead of print.