DESCRIÇÃO:
A Faseolamina (Phaseolus vulgaris), é uma glicoproteína que funciona como um inibidor de α- amilase e possui efeitos clinicamente comprovados para inibir a digestão e a absorção do amido, diminuindo o peso que os carboidratos exercem no ganho de calorias da alimentação.
Ao contrário dos antigos produtos para perda de peso, que continham cafeína ou anfetamina e produziam efeitos colaterais indesejáveis, a faseolamina atua de forma diferente. Ligando-se à enzima alfa amilase, inibe a digestão do amido (que contribui aproximadamente com um terço do total de calorias ingeridas), que desta forma não é absorvido deixando de adicionar calorias a dieta. Cada grama de faseolamina neutraliza 2.250 calorias de amido, in vitro.
A Faseolamina tem como propriedade inibir a atividade da enzima alfa-amilase humana que é responsável pela transformação do amido (carboidrato) ingerido, em glicose. Essa enzima, presente na saliva e liberada pelo pâncreas no intestino, atua após a alimentação, durante o processo de digestão, quebrando os amidos ingeridos e convertendo-os nos açúcares da circulação sangüínea, o que irá causar o aumento da glicemia (taxa de açúcar no sangue). Com a inibição da enzima alfa-amilase, os amidos não conseguem ser digeridos e são enviados diretamente ao intestino para sua eliminação através das fezes. Esse mecanismo apresenta uma alternativa segura para as dietas de emagrecimento e para diabéticos que precisam diminuir a quantidade de açúcar circulante.
INDICAÇÃO:
Dietas de emagrecimento, para reduzir absorção de calorias provenientes de amido. Auxiliar em quadros de Diabetes melito - pacientes não dependentes de insulina (procure orientação médica especializada para avaliar o seu caso).
COMPOSIÇÃO:
Faseolamina 500mg
Excipiente qsp 1 cápsula
MODO DE USO:
Ingerir 1 cápsula 30 minutos antes das refeições ou a critério médico/nutricional.
VALIDADE:
6 meses.
CONTRA INDICAÇÃO:
É contraindicado para mulheres grávidas e indivíduos hipoglicêmicos.
REAÇÕES ADVERSAS:
Este produto pode provocar gases intestinais. De acordo com estudo, algumas pessoas apresentaram no primeiro dia de tratamento, mas cessou nos dias subseqüentes. Em outro estudo, o inibidor de amilase provocou diarréia apenas em dosagens maiores, e em dietas que continham apenas amido. A diarréia não foi observada quando a dieta continha também gorduras e proteínas.
ATENÇÃO:
O emagrecimento deve ser acompanhado com dieta e atividade física supervisionada. Procure orientação especializada para potencializar seus resultados.
VENDA SOB PRESCRIÇÃO DE PROFISSIONAL HABILITADO, PODENDO SER NOSSA FARMACÊUTICA, RESOLUÇÃO 586/2013 - CONSELHO DE FARMÁCIA
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Dipiro, J. T.; Talbert, R. L.;Yee.G.C.; Matzke,G. R.;Wells,B.G. and Posey,L.M. Pharmacotherapy-A Phatologic Approach, 3rd Edition, USA: Appleton & Lange,1996,p2729.
PUSZTAI, A. et al. Lipid accumulation in obese Zucker rats is reduced by inclusion of raw kidney bean (Phaseolus vulgaris) in the diet. Rowett Research Institute, Bucksburn, Aberdeen, UK. Br J Nutr. 1998 Feb;79(2):213-21.
ROSA, C.O. et al. The cholesterol-lowering effect of black, carioquinha and red beans (Phaseolus vulgaris, L.) in hypercholesterolemic rats. Departamento de Nutricao e Saude, Universidade Federal de Vicosa, Brasil. Arch Latinoam Nutr. 1998 Dec;48(4):306-10.
http://www.lojacorpoperfeito.com.br/artigo/visualizacaoartigo.aspx?idartigo=101