DESCRIÇÃO:
Ginseng Koreano (Panax ginseng C. A. Meyer) : Originário da região da China, Manchúria e Coréia do Norte, o Ginseng é uma das plantas mais conhecidas pelos povos orientais sendo utilizada na China há mais de 3000 anos como uma planta estimulante, reconstituinte, geradora de vitalidade, conhecido como elixir da longa vida.
Está indicado com estimulante e relaxante do sistema nervoso central, estimula o vigor muscular; tônico cardíaco, ajuda o corpo a suportar a pressão do dia a dia, antiagregante, antioxidante.
Melhora estados de debilidade tais como: após uma doença ou na velhice, aumentar o vigor, bem como para melhorar a resposta do corpo ao estresse, aumentando as capacidades físicas e cognitivas.
As atividades adaptogênica atribuída aos ginsenosídeos permite favorecer a resposta ao stress, no sentido de preservar a homeostasia e de reduzir eventuais danos consequentes.
INDICAÇÃO:
Estimulante e tônico físico no geral.
COMPOSIÇÃO:
Ginseng Koreano 120mg
Excipiente qsp 1 cápsula
MODO DE USO:
Ingerir 1 cápsula duas vezes ao dia.
TOXICIDADE E CONTRA-INDICAÇÃO:
O uso contínuo deste fármaco pode originar a “síndrome de abuso do ginseng”, com efeitos idênticos aos causados pelo emprego de corticosteróides tais como nervosismo, agitação, insónia, hipertensão arterial, urticária e diarreia matinal.
Não se deve utilizar Ginseng no curso de enfermidades agudas, trombose coronária, doenças cardíacas severas e hemorragias. Em pacientes com hipersensibilidade nervosa, esquizofrenia, histeria.
Deverá tomar alguns cuidados em caso de hipertensão arterial, terapias estrogênicas e diabetes.
VALIDADE:
6 meses.
VENDA SOB PRESCRIÇÃO DE PROFISSIONAL HABILITADO, PODENDO SER NOSSA FARMACÊUTICA, RESOLUÇÃO 586/2013 - CONSELHO DE FARMÁCIA
BIBLIOGRAFIA:
ALONSO, J.R., Tratado de Fitomedicina.Isis Ediciones. 1998.
FERNANDES, A. V. F. Ginseng (Panax ginseng). 2011.
Tese de Doutorado. [sn]. POLUNIN, M.; ROBBINS, C., A Farmácia Natural. Editora Civilização. 1992.
PR VADEMECUM DE PRECRIPCIÓN DE PLANTAS MEDICINALES (CD-ROM). 3º edição. 1998.
READER’S DIGEST Segredos e Virtudes das Plantas Medicinais. 1º edição. 1983
SIMÕES, C. M. O. Farmacognosia da Planta ao Medicamento. 1999.
SOARES, A. D. Dicionário de Medicamentos Homeopáticos. Santos Livraria Editora. 2000.