DESCRIÇÃO:
Goma Guar ( Cyamopsis tetragonolobus) - É obtida do endosperma da Cyamopsis tetragonolobus. Possui alto peso molecular, é formada de cadeia linear de manose (β-1,4) com resíduos de galactose como cadeias laterais, na proporção de uma unidade de galactose para duas de manose. Quanto maior a relação molar galactose/manose, maior a solubilidade em água fria.
A Goma Guar, como toda goma, é de alto peso molecular e tem propriedade coloidal com capacidade de espessar e estabilizar sorvetes e produtos lácteos. Pode ser usada como espessante em soluções aquosas frias sob agitação constante
Atua como um espessante comum que melhora a consistência dos alimentos processados e é também utilizada em cosméticos e medicamentos. Por ser rica em fibras, a goma guar espanta a fome e ajuda a combater o colesterol, a obesidade e o diabetes. Dessa forma, ela é muito usada na fabricação de shakes para emagrecimento. Da mesma forma que as pectinas, polissacarídeos da aveia, psillium e sementes de leguminosas, a goma guar apresenta efeito hipocolesterolêmico.
INDICAÇÃO:
Espessante, que pode ser adicionado em líquidos em pacientes com dificuldade de deglutição de liquidos aquosos, sob supervisão,
Auxiliar como inibidor natural de apetite, associadas à dietas especificas de emagrecimento,
Ingrediente da composição de alimentos, géis, suplementos etc
Auxiliar na redução de absorção de gorduras dos alimentos.
COMPOSIÇÃO:
Goma guar pura 100g
MODO DE USO:
É usada na faixa de 1 a 2g, 3 vezes ao dia, um pouco antes ou durante as refeições. Cada dose da Goma Guar, deve ser dispersa em 150 ml de água gelada.
Utilizada como espessante na concentração de 0,02 a 1,00%. Ao adicionar em água como espessante, deve-se pesar a quantidade e dispersar sobre a água fria, vagarosamente, sob agitação constante, até dissolução e espessamento da água em viscosidade suficiente para a ingestão.
TOXICIDADE / CONTRA-INDICAÇÃO:
Não foram encontrados relatos nas literaturas pesquisadas.
VALIDADE:
6 meses.
VENDA SOB PRESCRIÇÃO DE PROFISSIONAL HABILITADO, PODENDO SER NOSSA FARMACÊUTICA, RESOLUÇÃO 586/2013 - CONSELHO DE FARMÁCIA
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
As Grandes Gomas. Aditivos & Ingredientes disponível em http://www.insumos.com.br/aditivos_e_ingredientes/materias/297.pdf acesso em 28/11/2015.
Dossiê gomas, FOOD INGREDIENTS BRASIL Nº 32 - 2015, www.revista-fi.com