DESCRIÇÃO:
Ômega 3 (Ácidos graxos poliinsaturados) - As aplicações clínicas do óleo de peixe fonte de ácidos graxos Ômega-3 são inúmeras, porém as mais citadas e de maior consenso na literatura são seus efeitos benéficos em alguns tipos de doenças cardiovasculares e hipertrigliceridemia, no processo inflamatório e depressão.
As doses utilizadas irão depender do tipo de desequilíbrio funcional e do quadro clínico atual de deficiências nutricionais do paciente.
Esta fração de Ômega 3 contém 500mg de EPA + 200mg de DHA .
O Óleo de Peixe contém principalmente duas substâncias, o EPA (ácido eicosapentaenóico) e DHA (ácido docosahexaenóico). Eles são ácidos graxos ômega 3 de cadeias longa, encontrados em peixes de águas frias e profundas. O Ômega 3 é um ácido graxo poliinsaturado, que é essencial à saúde humana. Como não é produzida pelo organismo, precisa ser ingerida através da alimentação. Nos últimos anos, estudos científi os têm comprovado que dietas com boas quantidades de ômega 3 desempenham papel importante na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares e aterosclerótica, doenças inflamatórias, auxiliam no crescimento e desenvolvimento fetal e neural, além de diminuir a vasoconstricção e agregação plaquetária.
Portanto, o risco de inflamação excessiva e doenças relacionadas com a inflamação podem ser reduzidos através do consumo de alimentos ricos em EPA. Em relação aos benefícios, o DHA contém propriedade antioxidante e está envolvido com diversos processos cognitivos, além da correta sinalização entre os neurônios.
Há estudos que afirmam que o DHA pode impedir a formação de substâncias deletérias para o cérebro e aumentar a produção de substâncias anti-infl amatórias e neuroprotetoras, tendo efeito protetor contra doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson. O DHA também tem papel importante no desenvolvimento fetal, além de fazer parte da retina dos olhos.
Evidências clínicas sugerem que EPA e DHA ajudam a reduzir fatores de risco de doenças cardíacas, incluindo níveis elevados de colesterol e pressão arterial. O óleo de peixe já demonstrou baixar as triglicérides (gordura no sangue) e reduzir o risco de morte por ataque cardíaco e derrame, além de ajudar a prevenir e tratar a aterosclerose (endurecimento das artérias), por retardar o desenvolvimento de placas e coágulos de sangue que podem entupir as artérias.
Metais tóxicos (mercúrio e cádmio) - Isentos de acordo com laudo do fabricante.
INDICAÇÃO:
Antioxidante, que auxilia na proteção dos danos causados pelos radicais livres,
Auxiliar no tratamento e prevenção da Aterosclerose (que pode levar ao entupimento das veias),
Auxiliar na diminuição de Triglicerídeos e Colesterol,
Ajuda a diminuir o risco de doenças cardíacas como infarto,
Auxilia dietas de emagrecimento
MODO DE USO:
Ingerir 1 a 2 cápsulas ao dia após refeição ou de acordo com orientação nutricional.
COMPOSIÇÃO:
Ômega 3 1000mg (500mg EPA / 200mg DHA)
(cápsula oleosa 1g)
VALIDADE:
6 meses
BIBLIOGRAFIA:
ANDRADE, P, M. M. et al: Suplementação de ácidos graxos ômega – 3 em atletas de competição: impactos nos mediadores bioquímicos relacionados com o metabolismo lipídico. Rev. Bras. Med. Esporte. Rio de Janeiro, 2006.
BRUM, A. A. S. et al: Óleo de pescado como suplemento dietético. Revista Ciência & Tecnologia. São Paulo, 2002. COSTA, R. P. et al: Óleo de peixe, fi toesteróis , soja e antioxidantes: impacto nos lipídeos e na aterosclerose. Rer. Soc. Cardiol. São Paulo, 2000.