DESCRIÇÃO:
Policosanol é uma mistura de álcoois graxos, derivados de ceras vegetais, tais como cera de cana de açúcar, que também é encontrada em cera de abelha e óleo de gérmen de trigo (óleo de gérmen de trigo). O componente principal é octacosanol. Policosanol parece apresentar propriedades que abaixam o colesterol, também tem sido usado no tratamento de hypercholesterolaemias.
Os três maiores fatores de risco para o desenvolvimento de doenças ateroscleróticas são a hipercolesterolemia, hipertensão e o cigarro. Os dois primeiros são doenças silenciosas, cuja seriedade somente torna-se evidente quando as seqüelas manifestam-se como eventos coronarianos, AVC, doença vascular oclusiva periférica ou doença renal de último estágio. O fato da hipercolesterolemia e hipertensão freqüentemente ocorrerem no mesmo indivíduo torna o tratamento destes pacientes o foco de interesse clínico. A escolha terapêutica para tratar essas desordens consiste na modificação dos hábitos de vida do acometido, que inclui a suspensão do consumo de cigarro e álcool e o incremento na atividade física. No entanto, na maioria dos caso é necessária a intervenção com medicamentos. No entanto a marioria dos medicamentos halopáticos para esta função (estatinas) podem produzir efeitos colaterias indesejáveis que podem dificultar a adesão do paciente ao tratamento.
Policosanol é uma opção natural de tratamento, mostrou em estudo eficácia similar ao das estatinas com menos efeitos colaterais. Dentre os componentes ativos encontrados nesse produto natural, octacosanol é considerado o mais potente.
Estudos clínicos têm demonstrado que Policosanol é efetivo no tratamento da hipercolesterolemia tipo II, e apresenta algumas vantagens no perfil de segurança quando comparado com outras drogas hipolipidêmicas.
Estudos demonstraram que Policosanol inibe a agregação plaquetária e previne o desenvolvimento de lesões ateroscleróticas. Todos estes fatores sugerem boa relação risco/benefício para o Policosanol e reforçam o seu valor na prevenção da morbidade e mortalidade relacionadas com doenças coronarianas.
INDICAÇÕES:
Auxilia a diminuição dos níveis de Colesterol (LDL ) sanguineo e aumento natural do Colesterol bom (HDL).
MODO DE USO:
Tomar 1 dose à noite após o jantar.
COMPOSIÇÃO:
Policosanol 20mg
Excipiente qsp 1 cápsula
VALIDADE:
6 meses.
PRECAUÇÕES:
Pacientes que fazem uso de propranolol para controle de hipertensão devem tomar cuidado, pois o uso concomitante com Policosanol pode provocar aumento do efeito hipotensor.
ATENÇÃO:
Nestes quadros de controle dos níveis de Colesterol, é necessário ficar atento, pois o uso do medicametno halopático ou natural não dispensa dieta equilibrada, atividade física e acompanhamento médico.
VENDA SOB PRESCRIÇÃO DE PROFISSIONAL HABILITADO, PODENDO SER NOSSA FARMACÊUTICA, RESOLUÇÃO 586/2013 - CONSELHO DE FARMÁCIA
BIBLIOGRAFIA:
1. Castaño, G. et al. Curr Therap Research, 57(9): 692–699, 1996.
2. Canetti, M. M. et al. Curr Therap Research, 58 (11): 868-875, 1997.
3. Castaño, G. et al. Curr Therap Research, 59(10): 737–745, 1998.
4. Benítez, M. et al. Curr Therap Research, 58(11): 853–867, 1997.
5. Castaño, G. et al. Curr Therap Research, 61(3): 137–146, 2000.
6. Castaño et al, 11th Int Simp Arth, 1997.
7. Crespo et al, 11th Int Simp Arth, 2000.
8. Pons, G. et al. Curr Therap Research, 58(1): 26–35, 1997.
9. www.lef.org/magazine/mag2001/june2001_cover_policosanol.html
10. Literatura do fornecedor