DESCRIÇÃO:
Bromelina é uma mistura de enzimas proteolíticas existente no abacaxi (cascas e hastes frutíferas) de alto peso molecular capaz de ser absorvida pelo trato gastrintestinal produzindo ações Informações Técnicas Página 2 de 4 anti-inflamatórias e antiexsudativa, podendo apresentar efeitos anticoagulantes e inibição na agregação plaquetária. Esta enzima pode ser extraída de todas as partes do abacaxi, talo, coroa, polpa e folhas.
Betaína HCl ajuda o estômago a quebrar as gorduras e proteínas. É essencial para o metabolismo dos alimentos, particularmente para a absorção de vitamina B12, que sua falta pode causar fraqueza Informações Técnicas Página 2 de 3 muscular e fadiga, cálcio e ferro. E funciona como liotrópico, ajudando a prevenir o acúmulo de gordura no fígado, desintoxica resíduos metabólicos e toxinas, ajudando até na perda de peso. Níveis suficientes de ácido clorídrico no estômago são necessários para a adequada absorção de nutrientes.
INDICAÇÃO:
Auxilia a digestão de alimentos proteicos.
COMPOSIÇÃO:
Betaína Cloridrato (Betaína HCL) 100mg
Bromelina 100mg
Excipiente qsp 1 cápsula
Essa formulação contém Enzimas sensíveis à temperatura, dessa forma deverão ser encomendadas e retiradas na loja física em Franca - SP.
MODO DE USO:
Ingerir 1 dose antes das refeições.
VALIDADE:
4 meses.
PRECAUÇÕES e EFEITOS COLATERAIS
A Bromelina deve ser ministrada com cuidado em pacientes com distúrbios de coagulação, ou com sérios problemas hepáticos ou renais.
A Bromelina pode causar náusea, vômito e diarréia. Metrorragia e menorragia podem, também, ocorrer, ocasionalmente. Reações de hipersensibilidade têm sido relatadas, incluindo reações dermatológicas e asma brônquica.
Betaína HCL - pacientes que apresentarem ardor estomacal devem ter cuidado quanto ao consumo de Betaína, caso apresentem desconforto, descontinuar o uso. Todos os indivíduos com problemas gastrointestinais - como a Azia - devem consultar um nutricionista ou médico antes de tomar Betaina
O uso desta associação de enzimas deve ser acompanhada por médico e nutricionista especializados.
VENDA SOB PRESCRIÇÃO DE PROFISSIONAL HABILITADO, PODENDO SER NOSSA FARMACÊUTICA, RESOLUÇÃO 586/2013 - CONSELHO DE FARMÁCIA
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Batistuzzo, J.A.O., Eto Y., Itaya M. Formulário Médico - Farmacêutico, Tecnopress, 3ª edição, 2006.
RR branco, Crawley FE, Vellini M, al de et. Bioavailability de 125I bromelain depois de administração oral para ratos. Biopharm Drug Dispos 1988;9:397-403.
Página 4 de 4 Kumakura S, Yamashita M, Tsurufuji S. Efeito de bromelain em inflamação kaolin-induzida em ratos. EUR J PHARMACOL 1988; 150:295-301.
Disponível em: http://www.isaude.net/pt-R/noticia/2054/artigo/bromelina+bromelina&ct=clnk. Acesso em 24/02/2011
Literatura do fabricante 8819.
Olthof MR et al. Journal of Nutrition 2003