DESCRIÇÃO:
Psylium (Plantago ovata) - É um fitoterápico com ação laxativa e sacietógena (diminui a fome). É obtido das sementes da planta, Plantago ovata, contém dentre seus componentes, principalmente fibras, mucilagens e óleos.
Tem ação laxativa mecânica suave, por aumento da emoliência das fezes. O Psylium é uma ferramenta adicional na alimentação para pessoas que apresentem problemas de função intestinal, devido a sua capacidade laxativa.
Pessoas que estejam em uma dieta de baixa caloria e necessitem de aumentar a saciedade, o Psylium é uma boa opção natural. Seu efeito sacietógeno se dá através do aumento de volume do item no organismo, absorvendo água e formando géis, promovendo a sensação de plenitude gástrica.
INDICAÇÃO:
Constipação crônica,
Hemorróidas,
Quadros de Convalescença,
Colites e diverticulites,
Sacietógeno em dietas de emagrecimento.
COMPOSIÇÃO:
Psylium pó 150g
O pote acompanha dosador (cada dosador medida = 5g do Psyllium)
MODO DE USO:
Indicado na faixa de 5 a 15 g ao dia, em doses divididas às refeições e ao deitar. Quando misturado a líquidos deve ser ingerido imediatamente, pois o aumento do volume da mucilagem deve ocorrer no intestino.
Cada dosador mede 5g de Psylium.
VALIDADE:
6 meses
REAÇÕES ADVERSAS:
Pode ocasionalmente causar flatulência, o que tende a desaparecer com o decorrer do tratamento. Distenção abdominal ou risco de obstrução intestinal podem ocorrer, principalmente se o Psylium for ingerido com líquido insuficiente.
É fundamental a ingestão de água regularmente durante o período de ingestão do Psylium.
CONTRA-INDICAÇÕES:
O uso de Psyllium não é recomendado em casos de sangramentos retais não diagnosticados, constrições anormais do trato gastrointestinal.
Pacientes com hipersensibilidade conhecida à substância, não devem fazer uso do Psylium em formulações.
Psylium não deve ser administrado de 30min a 1h30min antes da tomada de outros medicamentos, pois pode diminuir a sua absorção intestinal.
VENDA SOB PRESCRIÇÃO DE PROFISSIONAL HABILITADO, PODENDO SER NOSSA FARMACÊUTICA, RESOLUÇÃO 586/2013 - CONSELHO DE FARMÁCIA
BIBLIOGRAFIA:
BATISTUZZO, J.A; ITAYA, M; ETO, Y. Formulário Médico-Farmacêutico. São Paulo/SP:Tecnopress, 3ª Ed. 2006.
Psylium – EMA monograph.