DESCRIÇÃO:
Spirulina (Spirulina Máxima Extract) é uma alga unicelular formada por células grandes que cresce em águas alcalinas ricas em minerais. Contém clorofila A, carotenóides e pigmentos azuis (ficocianinas) razão pela qual pertencem ao grupo das algas verdes azuladas ou cianobactérias. Possui alto índice de digestibilidade com uma absorção de 85%.
Spirulina é um complemento dietético, protéico e vitamínico com notáveis propriedades farmacológicas. Atua como supressor do apetite devido a presença relativamente alta de fenilalanina, que atua sobre o centro do apetite. Quando ingerida com o estômago vazio reveste suas paredes, produzindo uma sensação de plenitude gástrica e saciedade. Desta forma, auxilia no tratamento da obesidade propiciando um suave emagrecimento sem perdas nutricionais.
A presença da vitamina B12 evita transtornos no sistema nervoso e anemias provocadas por uma dieta vegetariana desbalanceada ou carencial. A biotina e ferridoxina são substâncias que auxiliam na eliminação de CO2, impedindo a formação de ácido pirúvico e ácido lático, originários da decomposição dos açúcares em ausência de oxigênio; situação muito comum durante exercícios físicos prolongados, desta forma auxilia na dieta dos atletas evitando câimbras e fadiga muscular.
INDICAÇÃO:
Repositor vitamínico natural;
Emagrecimento, pois atua como supressor do apetite, revestindo as paredes do estômago e promovendo sensação de plenitude gástrica e saciedade, auxiliando no processo de emagrecimento.
Coadjuvante na suplementação de indivíduos vegetarianos ou no tratamento de anemias, devido ao alto teor de vitamina B12;
Pode ser utilizada como suplemento dietético em indivíduos com osteoporose pelo seu teor de minerais.
Melhora o trânsito intestinal e possui alto nível digestivo, com uma absorção próxima de 90%.
COMPOSIÇÃO:
Spirulina 500mg
Excipiente qsp 1 cápsula
MODO DE USO:
Ingerir 1 a 2 cápsulas antes das refeições ou a critério médico nutricional.
VALIDADE:
6 meses.
REAÇÕES ADVERSAS:
Ocasionalmente náuseas, vômitos e diarreias durante a administração.
CONTRA-INDICAÇÃO:
Quadros de gota ou hiperuricemia. Gravidez e lactação.
VENDA SOB PRESCRIÇÃO DE PROFISSIONAL HABILITADO, PODENDO SER NOSSA FARMACÊUTICA, RESOLUÇÃO 586/2013 - CONSELHO DE FARMÁCIA
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
Batistuzzo, José Antônio de Oliveira, Formulário Médico-Farmacêutico, São Paulo: Tecnopress, 2000.
Bertoldi, F et al. Revisão: Biotecnologia de Microalgas.
Karkos PD et al. Spirulina in Clinical Practice: Evidence-Based Human Applications. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine, Vol. 2011, 2008.
Ambrosi MA et al. Propriedades de saúde de Spirulina spp. Revista de Ciências Farmacêuticas Básica e Aplicada, Vol. 29, 2008.
Araujo KGL et al. Influência da ingestão de biomassas de spirulina (Arthospira sp) sobre o peso corporal e consumo de ração em ratos. Cienc. Tecnol. Aliment., Vol.23, 2003