Stodal
Drosera 3 CH + Associação
MEDICAMENTO HOMEOPÁTICO
APRESENTAÇÕES STODAL xarope, em frasco de vidro de 150 ml.
USO ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO
COMPOSIÇÃO:
Drosera 3 CH ......................................................................................... 10 ml
Arnica montana 3 CH ............................................................................ 10 ml
Belladonna 3 CH .................................................................................... 10 ml
Cina 3 CH ............................................................................................... 10 ml
Coccus cacti 3 CH .................................................................................. 10 ml
Corallium rubrum 3 CH ......................................................................... 10 ml
Cuprum 3 CH ......................................................................................... 10 ml
Ferrum phosphoricum 3 CH .................................................................. 10 ml
Ipeca 3 CH .............................................................................................. 10 ml
Solidago virga aurea 1 CH ..................................................................... 10 ml
Excipientes q.s.p ................................................................................... 100 ml
Excipientes: benzoato de sódio, ácido cítrico monohidratado, solução de sacarose e água purificada.
INFORMAÇÕES AO PACIENTE
1. PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
STODAL é indicado como auxiliar no tratamento da tosse seca ou produtiva; por promover o alívio da irritação da garganta ou por diminuir a viscosidade das secreções facilitando a expectoração. A indicação deste medicamento somente poderá ser alterada a critério do prescritor.
2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
As substâncias utilizadas na fabricação dos medicamentos homeopáticos são experimentadas em indivíduos sadios e desenvolvem determinados sinais e sintomas que revelam seu potencial medicamentoso. A preparação em doses mínimas dos medicamentos homeopáticos, a partir dessas substâncias, objetiva a ação inversa à provocada na experimentação. A Homeopatia está baseada na Lei da cura que afirma: “O semelhante pode curar o semelhante”. Assim, as substâncias que provocam estes sintomas da tosse, são utilizadas em doses homeopáticas para auxiliar o tratamento deste distúrbio. A ação do medicamento homeopático é imediata, as doses devem ser repetidas até o desaparecimento completo dos sintomas.
3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Você não deve utilizar este produto se tiver hipersensibilidade (alergia) aos componentes da fórmula.
4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Atenção diabéticos: Este medicamento contém SACAROSE (Açúcar). Este medicamento contém: • 2,1 g de sacarose por dose de 2,5 ml; • 4,2 g de sacarose por dose de 5 ml; • 12,6 g de sacarose por dose de 15 ml. Consulte seu médico caso você tenha doença crônica dos brônquios ou dos pulmões. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
5. ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Você deve armazenar STODAL em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC), protegido da luz e da umidade. Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Solução límpida de coloração amarelo claro. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças. Proteger da luz solar e de fontes de radiação eletro magnética, como por exemplo: forno de microondas, aparelho celular, televisão, etc.
6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Posologia sugerida: Você deve utilizar o copo-medida nas doses indicadas abaixo: Adultos: você deve tomar, por via oral, 1 dose de 15 ml 2 a 3 vezes ao dia. Crianças maiores de 5 anos: você deve administrar à criança, por via oral, 1 dose de 5 ml 2 a 3 vezes ao dia. Crianças menores de 5 anos: você deve administrar à criança, por via oral, 1 dose de 2,5 ml 2 a 3 vezes ao dia. Se os sintomas persistirem por mais de 5 dias, consulte seu médico. No caso de adultos, não utilizar mais que 45 ml por dia. No caso de crianças maiores que 5 anos, não utilizar mais que 15 ml por dia. No caso de crianças menores que 5 anos, não utilizar mais que 7,5 ml por dia. Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista. Informe ao seu médico, cirurgião-dentista o aparecimento de sintomas novos, agravação de sintomas atuais ou retorno de sintomas antigos. O uso inadequado do medicamento pode mascarar ou agravar os sintomas. Consulte um clínico regularmente. Ele avaliará corretamente a evolução do tratamento. Siga corretamente suas orientações.
7. O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Você pode administrar STODAL. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista. Caso você esqueça de usar o medicamento, não duplique a quantidade de medicamento na próxima tomada.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Solução límpida de coloração amarelo claro. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças. Proteger da luz solar e de fontes de radiação eletro magnética, como por exemplo: forno de microondas, aparelho celular, televisão, etc.
8. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
Não existem relatos de reações adversas na utilização de STODAL. Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento. Em caso de sintomas qua causem mal estar durante o tratamento, procure seu médico ou farmacêutico.
9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
Não existem relatos de casos de superdosagem durante a utilização do medicamento STODAL. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
VENDA SEM PRESCRIÇÃO MÉDICA
Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas procure orientação médica. Esta bula foi aprovada pela Anvisa em 30/08/2010.
DIZERES LEGAIS MS - 1.6916.0003.001-3
Farmacêutica Responsável: Dra. Maria Isabel de Almeida Prado CRF-SP no. 8111
Fabricado por: BOIRON S.A. 2, avenue de l’Ouest lyonnais 69510 Messimy - FRANÇA Importado e Distribuído por:
BOIRON MEDICAMENTOS HOMEOPÁTICOS LTDA Rua Joaquim Floriano, 1120 conj. 41 - 04534-000 São Paulo - S.P. CNPJ 07.498.711/0001-87
www.boiron.com.br
VENDA SEM PRESCRIÇÃO MÉDICA
Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas procure orientação médica.
Esta bula foi aprovada pela Anvisa em 30/08/2010.