DESCRIÇÃO:
Vitex agnus-castus L - Planta nativa da Africa e foi trazido para o leste do Brasil pelos escravos. Os frutos são drupas globosas de cor roxo-escura e raramente produzidas em nossas condições.
Indicações e Ação Farmacológica
O agnus é indicado para problemas menstruais, tais como amenorréia, dismenorréia, síndrome pré-menstrual, menopausa, transtornos consecutivos a uma hiperfoliculinemia ou hiperprolactinemia; nas distonias neurovegetativas, tais como ansiedade, insônia, palpitações, taquicardia e vertigens; nos espasmos gastrintestinais, externamente aplicados sobre feridas.
INDICAÇÃO:
Problemas menstruais;
Menopausa,
Sintomas da TPM (Síndrome da Tensão Pré-Menstrual);
Dismenorréia.
COMPOSIÇÃO:
Vitex agnus-castus 300mg
Excipiente qsp 1cápsula
MODO DE USO:
Tomar uma cápsula uma vez ao dia em jejum.
TOXICIDADE / CONTRA-INDICAÇÕES:
No geral o Agnus castus não apresenta quadros de intoxicação, apesar de quadros de reações alérgicas, as quais se resolvem seguindo um tratamento descontínuo com Agnus tem sido reportados.
Dores de cabeça e aumento do fluxo menstrual também já foram encontrados. É contraindicado o uso para mulheres com déficits metabólicos de FSH e para aquelas que estejam fazendo tratamento com hormônios femininos.
VALIDADE:
6 meses.
VENDA SOB PRESCRIÇÃO DE PROFISSIONAL HABILITADO, PODENDO SER NOSSA FARMACÊUTICA, RESOLUÇÃO 586/2013 - CONSELHO DE FARMÁCIA
BIBLIOGRAFIA:
ALONSO, J. Tratado de Fitofármacos y Nutracêuticos. Ed. Corpus, 2004.
CAIRO. Guia de Medicina Homeopática. 1983. COIMBRA, R. Manual de Fitoterapia. 2ª ed, Cejup, 1994.
EWALL, C. A.; ADERSO, L. A.; PHILLIPSO, J. D. Herbal Medicines –A guide for health-care professionals. 1996.
LORENZE, H., Mattos, F.J.A., Plantas Medicinais no Brasil – nativas e exóticas. Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda, 2002.
PHARMACOPÉIA DOS ESTADOS UNIDOS DO BRASIL. Companhia Editora Nacional, 1ª Ed, 1929. SOARES, A. D. Dicionário de Medicamentos Homeopáticos. Livraria Editora 2000.