DESCRIÇÃO:
Zedoária (Curcuma zedoaria (Christm.) Roscoe) - É nativa da Índia, no Brasil é mais conhecida pelo uso de seus rizomas, que devem ser colhidos quando a planta perde totalmente suas folhas após a floração,
Tem ação tônico estimulante, carminativo, expectorante, diurético, rubefasciente, calmante, colerético, colagogo, antisséptica e antifúngico. Sendo indicado para gastrite, úlceras, mau hálito, intoxicação alimentar, flatulências, gota, cálculos renais, hipercolesterolemia, insônia, tosse, bronquites e piorreia alveolar.
Atua principalmente no trato digestivo, promovendo seu bom funcionamento, pois inibe a secreção do ácido gástrico e aumenta a secreção biliar, evitando a azia e a má digestão, prisão de ventre, cólicas e gases intestinais e estomacais.
É indicado na prevenção e tratamento de úlceras gástricas e duodenais, bem como nas doenças de fígado (cálculo biliar e colesterol alto).
Atua contra o mau hálito, proporcionando uma agradável e duradoura sensação de frescor em todo o trato digestivo superior.
É um poderoso depurativo do sangue ativando a circulação e promovendo ampla desintoxicação do organismo.
Devido a sua ação rubefasciante é utilizado na tosse e bronquite, aumentando a irrigação sanguínea do local, provocando dilatação dos vasos.
Do extrato alcóolico da zedoária foram isolados três compostos com atividade antibiótica, atuando contra o Truchophyton rubrum. Na piorréia alveolar auxilia detendo a produção do elemento TXA2, o qual é o principal responsável pela hiperemia na gengiva. Também é usado como fitocosmético (dentifrício).
INDICAÇÃO:
Tônico estimulante, carminativo, expectorante, diurético, rubefasciente, calmante, colerético, colagogo, antisséptica e antifúngico.
Sendo indicado para gastrite, úlceras, mau hálito, intoxicação alimentar, flatulências, gota, cálculos renais, hipercolesterolemia, insônia, tosse, bronquites e piorreia alveolar.
COMPOSIÇÃO:
Zedoária Extrato seco 250mg
Excipiente qsp 1cápsula
MODO DE USO:
Ingerir uma a duas cápsulas ao dia após refeição.
PRECAUÇÃO:
Podem ocorrer diarreias, inchaços e dores abdominais nos primeiros dias de ingestão.
Deve ser administrada apenas em doses terapêuticas para se evitar os efeitos indesejáveis de uma superdosagem e em caso de hipersensibilidade descontinuar o uso. A superdosagem pode provocar irritação da mucosa estomacal e úlceras. Evitar utilizar mais que 15g diárias.
CONTRA-INDICAÇÃO:
Não deve ser utilizada nos três primeiros meses de gravidez e durante a lactação.
VALIDADE:
6 meses.
VENDA SOB PRESCRIÇÃO DE PROFISSIONAL HABILITADO, PODENDO SER NOSSA FARMACÊUTICA, RESOLUÇÃO 586/2013 - CONSELHO DE FARMÁCIA
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
ÁVILA, L. C. Índice terapêutico fitoterápico – ITF. 2 ed. Petrópolis, RJ, 2013
NICOLETTI, M.A.; et al. Estudo da atividade antimicrobiana do extrato fluido da Curcuma zedoaria (Christm.) Roscoe – Determinação da concentração mínima inibitória. Rev. Bras. Farm., vol. 84, n. 2, p. 39-41, 2003.
TESKE, M.; TRENTINI, A. M.M. Herbarium compêndio de fitoterapia. 3 ed. Curitiba, 1997.